Laboratório de IA anuncia robô que responde dúvidas e redige textos

OpenAI anunciou robô de inteligência artificial que responde dúvidas, resolve problemas de física e ainda redige petições;

Reportagem da Folha de S. Paulo comprovou que a plataforma, embora ágil, comete alguns equívocos;

Em julho, a pesquisadora sueca Almira Osmanovic Thunstrom descreveu o processo de algoritmos que já conseguem escrever artigos acadêmicos.



O OpenAI, um dos mais conhecidos laboratórios de inteligência artificial do mundo, apresentou ao mundo uma interface de bate-papo que redige textos, responde dúvidas, resolve problemas de física e ainda redige petições.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo testou a ferramenta, que pode ser acessada em chat.openai.com/chat após ser feito um cadastro.

“O site está em inglês, mas é possível escrever e obter respostas em português. Primeiro, pedimos para que o robô criasse uma reportagem sobre uma vitória hipotética do Brasil sobre a França na final da Copa do Mundo do Qatar. O texto escrito pela plataforma errou a data da final e a escalação de dois jogadores, Firmino e Philippe Coutinho, que não foram convocados para a competição”, conta o texto.

Laboratório de IA anuncia robô que responde dúvidas e redige textos