Acesse:http://cyberdiet.terra.com.br/emagrecer-com-saude-sugere-mudanca-de-habitos-2-1-1-9.html
Existe uma associação nos Estados Unidos, a Weight Loss Registry (WLR) com 4.800 membros, iniciada há 12 anos, onde cada membro perdeu no mínimo 13,5 quilos e manteve por no mínimo um ano.
Nesses registros o curioso é que os associados perderam peso de várias maneiras, cada um de uma forma. Todos os tipos de emagrecimento funcionaram.
Os fatores pessoais, emocionais e culturais existentes na obesidade e emagrecimento podem ser enfrentados das seguintes formas:
Diminuir a quantidade de carboidratos. Isto quer dizer comer menos açúcar e trigo do que vinha comendo. Não é aconselhável tirar todos os carboidratos. Pouco açúcar e trigo podem estabilizar os níveis de insulina e de açúcar no sangue.
Balancear a qualidade dos alimentos. Comer mais verduras, frutas e legumes. No mínimo 5 porções e três variedades. Diminuir também a quantidade de carnes gordurosas. Incluir proteína de soja no cardápio. Pode ser que o fator pessoal (não gostar de comer frutas, verduras e legumes) interfira nesse processo. É preciso vencer esse obstáculo, experimentar o que não gosta para ampliar as opções e elaborar um cardápio saudável. Evitar frituras.
Disciplina nos horários das refeições. A idéia é fazer 6 refeições diárias: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche leve da noite. Deixar de fazer alguma refeição é o mesmo que parar o metabolismo e interferir no processo da fome e saciedade. Evitar tomar líquidos durante as refeições.
A tentação dura apenas um segundo. Se ela for logo descartada porque não faz parte do cardápio elaborado, deixará de ser tentação.
Homem emagrece mais rápido que mulher. Os músculos do homem são maiores que os das mulheres então têm maior espaço para queimar a gordura. Outro fator é que para eles é mais fácil decidir pelo emagrecimento, pois têm menos responsabilidades na vida que as mulheres. Elas precisam se concentrar mais no emagrecimento e organizar melhor suas tarefas diárias para ter tempo de exercitar-se.
Adquirir o hábito de fazer exercícios. Para emagrecer, ou seja, queimar gorduras é preciso fazer exercícios no mínimo uma hora diariamente. Incutir na mente que os exercícios são bons para os vários aspectos corporais tais como: melhorar o sistema cardiovascular, a digestão, o aparelho muscular e esquelético, evitar varizes etc.
Combater o estresse, a ansiedade e a compulsão. O estresse deve ser administrado para que não seja patológico. Um pouco é bom, mas se for crônico libera cortisol no organismo que reterá líquido e gordura. Quanto à ansiedade, é preciso viver mais no presente que no futuro. Querer criar o futuro é sofrer antes do tempo, pois o ser humano normalmente cria um futuro negativo. A compulsão também deve ser combatida.
Por: Dr. José Rui Bianchi
Médico psiquiatra e Autor do livro “Emagrecer também é Marketing” – DVS Editora
Curiosidades na internet


