Empresa cria pneu auto-calibrável

Acesse:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI319943-17770,00-EMPRESA+CRIA+PNEU+AUTOCALIBRAVEL.html

Parar no posto pra encher o pneu fará parte do passado

 
Editora Globo
Essa imagem mostra uma simulação do interior do pneu do futuro //Crédito:Divulgação Goodyear

Um dos fins mais nobres que a tecnologia pode ter é a segurança, ainda mais quando o assunto é trânsito – mais de 1 milhão de pessoas morrem em acidentes de carro, todos os anos ao redor do mundo. Um dos problemas mais recorrentes é o pneu vazio, que acaba contribuindo, direta ou indiretamente, para uma série de falhas no veículo. Um pneu bem calibrado diminui a emissão de CO2 e o consumo de combustível, pra ficar em dois exemplos sustentáveis. Encher o pneu é um processo tecnicamente arcaico e relativamente demorado. Mas não para sempre: está para chegar às lojas um modelo que se auto-regula. E o que é mais legal – enquanto o carro está em movimento.

A tecnologia funciona assim: um sensor dentro do pneu percebe quando a pressão está abaixo do que deveria. Quando isso acontece, uma válvula se abre, deixa o caminho livre para o ar externo entrar por um tubo. À medida que o pneu gira, ele achata o caninho interno que distribui o ar, forçando-o a espalhar-se para toda sua extensão. Quando a pressão idela é atingida, a válvula é fechada.

A responsável pela chamada “tecnologia de manutenção de ar” é a Goodyear. A empresa vem realizando experimentos nessa área desde 2011,contando, inclusive com uma ajuda de 1,5 milhão de dólares do governo americano para agilizar as pesquisas. A princípio, a novidade chegará aos carros em 2013

Curiosidades na internet