Empresas anunciam recall de 13 mil cadeiras de bebê usadas em carros

Acesse:http://epoca.globo.com/?ver=http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/07/empresas-anunciam-recall-de-13-mil-cadeiras-de-bebe-usadas-em-automoveis.html

Defeito no fecho do cinto pode fazer com que ele se abra em caso de impacto

Troca de cadeiras de bebê deverá ser gratuita (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)Troca de cadeiras de bebê deverá ser gratuita (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

As empresas de produtos infantis Burigotto e Artsana Brasil (Chicco) anunciaram um alerta de recall para a substituição do fecho do cinto de segurança de algumas cadeiras de bebê usadas em automóveis. Defeitos detectados no dispositivo de retenção do fecho podem acarretar a abertura do cinto de segurança da cadeira em caso de impacto do veículo.

No total, cerca de 13 mil cadeiras serão reparadas. De acordo com a Burigotto, a campanha abrange 5.122 produtos colocados no mercado de consumo. A Chicco informou ao governo que o recall abrange 7.842 unidades.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, a campanha de recall dos produtos da Chicco envolve as cadeiras do modelo Auto Fix, com o dispositivo Daphne 0 e comercializadas entre 1º de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013. No caso da Burigotto, fazem parte da campanha de recall os modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013.

Segundo o Ministério da Justiça, a empresa Burigotto informou que o defeito detectado no fecho pode resultar na abertura do cinto de segurança da cadeira em caso de impacto do veículo, o que pode acarretar lesões graves às crianças e demais ocupantes do veículo, segundo o Departamento Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações, de acordo com nota do Ministério da Justiça, devem ser obtidas nas empresas Burigotto (pelo telefone 0800 770 2298 ou pelo site) e Chicco (telefone: 0800 2000210 e site).

Curiosidades na internet