Intel revela tablet educacional de 10 polegadas no Brasil

Acesse:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/38743/38743

Intel Education Tablet

(Foto: Divulgação)
A Intel Brasil mostrou neste sábado o Intel Education Tablet, dispositivo de 10 polegadas que apresenta uma nova proposta de aprendizagem ao transformar o aluno em protagonista na sala de aula e realocar o professor para a função de mediador. Revelado no Intel Summit, que acontece em Florianópolis, o aparelho propõe novos conceitos e habilidades norteados pela tecnologia.
.
O projeto é resultado de uma experiência feita com 10 milhões de educadores em mais de 100 países. “O modelo baseado apenas em livros, tendo o professor como centro, ficou parado no tempo”, analisa Edmilson Paoletti, gerente de desenvolvimento de negócios para Educação da Intel. Segundo ele, a ideia “eleva a qualidade da educação e prepara os alunos para os desafios da nova sociedade” com iniciativas interativas.O aparelho tem câmeras dianteira (0,3 MP) e traseira (2MP), caneta capacitiva, sensores plugáveis, microfones e alto-falantes integrados. A tela de 10″ vem com resolução de 1280 x 800, processador single-core Intel Atom Z2460 (1,6 /GHz), Android 4.0, 1GB de memória e bateria com duração de 6,5 horas. O peso é 0,6 kg. Um outro modelo de 7″, não revelado, usa o processaror Intel Atom Z2420, com Android 4.1, e tem bateria que dura 8 horas. As conectividades de ambos são Wi-Fi e WLAN.

Equipados com um conjunto de softwares e aplicativos, os tablets permitem que os alunos analisem dados, criem gráficos, meçam temperaturas em experimentos e realizem exercícios dinâmicos de várias disciplinas. O sistema, no entanto, é completamente aberto e facilita a vida da criançada que quiser navegar durante a aula e baixar apps na Google Play.

Durante o anúncio, nós pudemos mexer no tablet e notamos que a plataforma é simples e intuitiva, de fácil adaptação para os alunos. O aparelho é resistente a quedas de até 50 cm e, segundo a Intel, também resiste bem à agua. Além disso, conta com um sistema antifurto com bloqueio imediato.

Implementação

As fabricantes parceiras da Intel já podem produzir os aparelhos com base no design de referência apresentado hoje e criar softwares adicionais, assim como os desenvolvedores. Entre as empresas habilitadas estão a CCE, MGB, Philco, Positivo e SpaceBR.

Para chegar às escolas públicas e privadas, os tablets precisam ser aprovados pelas Secretarias Educacionais de cada Estado. Segundo a Intel, o sucesso de projeto depende de parcerias governamentais e novas políticas públicas de ensino.

Curiosidades na internet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.