Amoras podem ser grandes aliadas da boa saúde. Conheça seus incríveis benefícios!

Acesse:http://www.jornalciencia.com/saude/diversos/3773-amoras-podem-ser-grandes-aliadas-da-boa-saude-conheca-seus-incriveis-beneficios

Lindas, macias, gostosas. As amoras muitas vezes passam despercebidas nas gôndolas dos mercados e feiras livres. Mais do que uma fruta comum, as amoras guardam uma verdadeira fonte de boa saúde.

Boa saúde digestiva

As amoras são riquíssimas em fibras. Uma comparação muito simples pode ser feita com o trigo, tão consumido por nós brasileiros. Um punhado (o suficiente para encher a mão) de amoras, contém cerca de 8 gramas de fibras. Isso equivale a mais que o dobro da quantidade que encontramos no trigo na mesma quantidade.

Sem as fibras não temos uma boa saúde digestiva. Elas são importantes para equilibrar o nosso peso, melhorar a saúde como um todo e contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol.

Processos de cura

Na composição química da amora, encontramos substâncias importantes, como os taninos. Os taninos são polifenóis encontrados em uma grande gama de frutos e plantas. Na natureza, sua função é reduzir o consumo da planta por herbívoros, já que sua presença causa a diminuição do paladar agradável na mastigação. Contribui também para reduzir ataques de pragas naturais.

Segundo a nutricionista da Prince Grace Hospital, em Londres, Sarah Wilson, os taninos foram muito usados no passado na medicina para agirem como constritores de vasos sanguíneos em cortes e ferimentos, sendo aplicados diretamente na pele.

Usos farmacológicos importantes para os taninos e seus derivados

Eles atuam como antídoto em alguns casos de intoxicação através de metais pesados e certos alcalóides. Possuem poder de adstringência, anti-séptico e antioxidade, e ainda melhorar casos de diarréia. Quando usado externamente, age como cicatrizante e hemostático, dentre outras funções.

Continue lendo…clique aqui…

Curiosidades na internet