Astronautas chegam com sucesso à Estação Espacial Internacional

Acesse:http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/10/astronautas-chegam-com-sucesso-estacao-espacial-internacional.html

Nave russa foi acoplada à plataforma dois dias depois de ser lançada na Terra. Três astronautas se juntam à equipe de tripulantes que já ocupava o local

Equipe do centro de controle da missão ISS, localizado em Korolev, na Rússia, conversa com os tripulantes da Estação. Na frente, vestidos de azul, os astronautas recém-chegados; atrás, os tripulantes mais antigos (Foto: AP Photo/NASA,Bill Ingalls)Equipe do centro de controle da missão ISS, localizado em Korolev, na Rússia, conversa com os tripulantes da Estação. Na frente, vestidos de azul, os astronautas recém-chegados; atrás, os tripulantes mais antigos (Foto: AP Photo/NASA,Bill Ingalls)

 

A nave russa Soyuz TMA-06M, com três tripulantes, chegou nesta quinta-feira (25) ao seu destino, após dois dias de viagem pelo espaço. O veículo se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), para uma missão de 148 dias, em que os astronautas realizarão mais de 50 experimentos científicos.

A tripulação é formada pelos astronautas russos Oleg Novitski e Evgeny Tarelkin, que vão ao espaço pela primeira vez, e pelo americano Kevin Ford, que já esteve na ISS em 2009, quando pilotou a nave Discovery. Os três foram recebidos por outros três astronautas que já estavam a bordo da plataforma espacial, a americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko.

Durante a estada dos novos companheiros de equipe, eles receberão cinco cargueiros, que levarão oxigênio, alimentos e combustível. Ao todo, 16 países colaboram com o projeto da ISS, que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.

Curiosidades na internet