Toyota e Microsoft trabalham em carro controlado por gestos

Acesse:http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/12/toyota-e-microsoft-trabalham-em-carro-controlado-por-gestos.html

Engenheiros da Toyota estão concentrados na criação de novos veículos que integram tecnologias de ponta como reconhecimento de gestos e identificação facial. Um dos projetos é o Smart Insect, um carro para apenas um passageiro capaz de prever o comportamento do motorista, criado em parceria com a Microsoft.

SmartINSECT005-1-640x391Smart Insect, carro projeto da Toyota. (Divulgação)

O Smart Insect está sendo desenvolvido no Japão. O veículo é equipado com câmeras no interior e exterior, reconhecimento de gestos e voz, sensores de movimento e previsor de comportamento. Estes equipamentos garantem que o veículo possa, por exemplo, reconhecer quando o motorista se aproxima para desligar o alarme, destrancar e abrir as portas. O chefe da Toyota nos Estados Unidos, Jim Lenz, aponta que estes são alguns exemplos do que os criadores de automóveis estão fazendo.

Outra equipe da empresa está trabalhando com a Microsoft para criar um skate elétrico que também é capaz de reconhecer gestos. Ele é equipado com um tablet com Windows 8 equipado com o software de sensor de movimento do Kinect. Os gestos incluem mover as mãos para ajustar a velocidade. ”Imagine um painel de instrumentos sem botões, sem telas para tocar, onde seus olhos podem continuar focados na estrada”, explica Lenz.

toyota-microsoft-kinect-skateboard-electric-640x270Skate equipado com o Kinect, da Microsoft (Divulgação)

Lenz também explicou por que o reconhecimento de gestos é uma boa ideia. “O reconhecimento de voz pode ser prejudicado por sotaques ou uma pronúncia errada. Já gestos com a mão são basicamente universais”, esclarece.

Curiosidades na internet