Carro movido a ar deve começar a ser vendido em 2016

Acesse:http://www.baboo.com.br/ciencia-e-espaco/carro-movido-ar-deve-comecar-ser-vendido-em-2016/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=carro-movido-ar-deve-comecar-ser-vendido-em-2016

Sustentabilidade é a palavra do momento. Com o avanço da tecnologia, práticas que ajudem o meio ambiente vêm sendo aplicadas nos mais diversos lugares – como nos automóveis. A nova invenção do setor automotivo é o Hybrid Air, um carro movido a ar que foi lançado na edição de 2013 do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça.

Carro “movido a ar” deve começar a ser vendido em 2016

Carro movido a ar é econômico e emite gases menos poluentes

Fabricado pela PSA Peugeot Citroën, o veículo recebeu essa alcunha porque utiliza de um sistema que combina o motor de combustão com um aparelho que utiliza nitrogênio comprimido, composto por 78% de ar. Nesse sistema, a energia recuperada de desacelerações do veículo é usada para comprimir o nitrogênio em um cilindro. Assim, o gás fica sob alta pressão e com energia suficiente para mover o veículo.

Como o próprio nome sugere, o veículo é híbrido e também pode funcionar com gasolina. O combustível tradicional é recomendado para quem pretende pegar a estrada com o carro, já que nela a velocidade do veículo é mais constante e o aproveitamento da gasolina é maior. Outro fator que pesa contra o sistema “movido a ar” é que nele o carro atinge apenas 70 km/h.

Segundo a fabricante, a economia de combustível no Hybrid Air pode chegar a 45%. Dentro da cidade, o carro pode fazer até 34 km por litro. Além de mais econômico, a emissão de carbono CO2 diminui em cerca de um terço. A previsão é de que o carro comece a ser vendido na Europa em 2016.

Além do ar, Tório também pode substituir a gasolina

Outro elemento que pode substituir a gasolina nos tanques dos veículos é o Tório (Th). Um grama desta substância tem a mesma potência de 28 mil litros de gasolina. Com apenas 8g de Tório, um carro poderia ficar cem anos sem abastecer. Não há nenhum modelo pronto que utilize dessa substância, mas protótipos estão sendo testados nos EUA.

Curiosidades na internet